Depois de vc teer sua famillia
“Sua mulher será como videira frutífera em sua casa; seus filhos serão como brotos de oliveira ao redor da sua mesa”. (Salmos 128 3)
O tempo tem estado cada vez mais escasso e não temos tempo para quase nada. Nos vendem desejos e compramos o que nem podemos usar. A falta de tempo é talvez o problema que mais afeta os relacionamentos.
Ao refletir sobre essa questão vamos pensar sobre algumas palavras que poderão nos ajudar a melhorar relacionamentos afetivos com as pessoas à nossa volta, principalmente com nossos filhos.
Tempo:
Nossos filhos precisam do nosso tempo agora e não depois (o circo vai e volta, mas a infância não). Hoje não temos tempo para eles por que estamos investindo no futuro deles; amanhã eles não precisarão de nós, pois poderão cuidar de si mesmos.
Como estabelecer um relacionamento de amor e amizade se não há tempo? A qualidade é importante, mas não substitui o tempo.
O que vai ficar na lembrança do seu filho quando ele crescer são os momentos bons e agradáveis, quando você separava um tempo para estar com ele, contando histórias, demonstrando interesse verdadeiro, brincando, etc.
Nossos filhos não precisão encontrar tudo pronto no futuro. Eles também vão lutar pelos seus sonhos.
Prioridade:
A agitação do dia-a-dia, a falta de tempo para estar com os filhos pode levá-los a sentir que estão em último lugar em nossa vida.
Um amigo é alguém que conhece bem o outro, sabe o que o outro gosta, conhece os problemas do outro, etc. Se queremos a amizade dos nossos filhos precisamos conhecê-los e não faremos isso em cinco minutos por dia.
Sabemos que os dias atuais são difíceis, mas cada um pode, dentro de sua condição de vida, procurar fazer o melhor, sabendo que “a coisa principal é fazer da coisa principal a coisa principal”.
Disponibilidade:
Os pais têm que conhecer olhar dos filhos e se perceber que algo está errado, deve parar o que está fazendo para conversar e estar junto do filho naquele momento, isso o fará sentir que verdadeiramente é importante para seus pais.
Há crianças que estão sofrendo abusos, até de familiares, por que os pais não podem estar por perto por motivo de trabalho.
Conta-se que um menino juntou dinheiro num cofrinho e depois ofereceu ao pai na tentativa de comprar um dia de trabalho do pai para que este pudesse ficar com ele. A seguinte estória traz um alerta aos pais quanto a disponibilidade de tempo para os filhos: O circo chegou numa pequena cidade. Os olhos da criança brilhavam, ela queria muito ir ao circo, mas o pai dizia não ter tempo e cada dia adiava. Um belo dia o circo foi embora e alguém disse para aquele pai: “O circo se foi e você não levou seu filho”. O pai respondeu: “não tem importância, o circo sempre volta”. Então a pessoa respondeu: “O circo volta, mas a infância não”.
Empatia:
Empatia é colocar-se no lugar do outro. Normalmente queremos colocar o outro em nosso lugar, queremos adequá-lo à nossa visão de mundo, mas não deveria ser assim. Cada um tem uma lente única para ver a realidade, uma linguagem única para comunicar seus sentimentos.
Se queremos realmente ter afetividade nos relacionamentos devemos nos colocar no lugar do outro, dar a ele a preferência, falar a linguagem dele. Isso vale para todos os nossos relacionamentos.
Aproveite para hoje dar atenção ao seu filho, ao seu cônjuge aos seus amigos. Não se perca no emaranhado de compromissos sem fim impostos pelo atual sistema mundano. Converse, brinque, faça coisas simples, mas faça na base do olho-no-olho e não pelos sites de relacionamentos. Relacionamento saudável é pessoal e não virtual (use o virtual como um complemento e não como o principal meio de relacionar-se, fuja dessa armadilha).
A Festa do Sábado (Shabat) foi instituída na igreja para principalmente estreitar o seu relacionamento familiar. A sua família entrará em novo nível de comunhão, alegria e paz ao realizar todos os sábados essa festa. O Shabat vai transformar o seu relacionamento familiar.
Pr. Fernando
(Bibliografia: “O Poder da Palavra dos Pais”)